História

 A Associação Amigos do Basquete de Joinville, foi fundada em 08/09/2003, com a finalidade de elaborar programas de treinamentos para a iniciação esportiva, festivais de integração comunitária, oportunizar a inclusão social de crianças e jovens com a participação em campeonatos e torneios, promover campanhas sociais de doação de agasalhos, alimentos e brinquedos, além de desenvolver talentos bem como a formar equipes para participação em eventos e competições, desta forma a AABJ vem conquistando seu objetivo ano após ano. No dia 29 de Outubro de 2004, foi declarada como sendo de Utilidade Pública, através da Lei Municipal no 5.105, com o objetivo de promover e desenvolver a prática do basquetebol na cidade de Joinville e no estado de Santa Catarina. 

Atualmente a AABJ mantém suas atividades no Centreventos Cau Hansen com capacidade para 5000 espectadores, Ginásio Abel Schulz com capacidade para aproximadamente 2000 espectadores, e no Centro de Treinamento Ivo Varela. Hoje aproximadamente 240 crianças e jovens nas diversas categorias (SUB 12 e 13 anos, SUB 14, SUB 15 e 16 , SUB 17 e 19 ) já estão inseridos nos seus programas de iniciação e treinamento, que funcionam de segunda a sexta-feira, no período vespertino. 

O Basquetebol em Joinville possui tradição e forte domínio histórico em campeonatos estaduais e Jogos Abertos de Santa Catarina. Na década de 90 a AABJ (Associação de Basquete de Joinville) fez boas participações no antigo Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino chegando a participar de Playoffs. Mais de 80 títulos foram conquistados em todas as categorias e muitos atletas convocados para a seleção brasileira. 

Especificamente os fatos que destacam o interesse regional são as seguidas participações nas Ligas Nacionais e Campeonatos Brasileiros das equipes locais, e os bons resultados alcançados. Ao término da temporada de 2007, após um ano vitorioso onde a equipe juvenil sagrou-se vice-campeã brasileira na Taça Brasil Juvenil de Clubes, a equipe adulta corria o risco de ser extinta por falta de patrocínios. Após busca de apoio na sociedade joinvillense , paralelamente, iniciaram os trabalhos para firmar a equipe de Joinville na elite do basquetebol brasileiro. Os resultados não demoraram a aparecer, pois já em 2008 o Basquete de Joinville chegou na quarta colocação do Campeonato Brasileiro e o convite para participar do Sul-Americano de Clubes onde conquistou o terceiro lugar e no Campeonato Brasileiro de 2009/2010, a equipe conquistou, novamente, a quarta colocação. 

Atualmente a AABJ (Associação dos Amigos do Basquete de Joinville) mantém sua participação em Campeonatos Estaduais em todas as categorias, Campeonato Sul Brasileiro com as equipes do Sub 15 ao Adulto, Olimpíadas Estudantis Sub 16, Joguinhos Abertos de Santa Catarina Sub 18, Jogos Abertos de Santa Catarina – Adulto e ano após ano vem participando de Campeonatos a nível Nacional, recentemente tendo conquistado o Vice-Campeonato na Liga Ouro no ano de 2017, conseguindo acesso ao Novo Basquete Brasil, onde participou das temporadas 2017/2018 e 2018/2019. 

Além da projeção nacional, Joinville e a Região Norte do Estado de Santa Catarina têm oferecido ao mundo esportivo gratas revelações, como é o caso do jovem atleta catarinense, nascido em Joinville, Tiago Splitter que hoje aposentado, foi uma referência na NBA – Liga Americana de Basquetebol, destacando-se pela franquia do San Antonio Spurs. Outras grandes promessas de sucesso também já embarcaram para outras equipes; Henrique Medeiros que já jogou no Columbia University; Jordan Burger já jogou no Sevilha; e os Joinvilenses Lucas Siewert conhecido como Pipoca, formado pela Colorado Boulder e hoje atuando no Corinthians; Além dos atletas que já foram encaminhados para outras equipes no Brasil como Felipe Vezaro  e Lucas Vezaro que já jogaram nos Estados Unidos e hoje Felipe joga no time da Unifacisa e Lucas no Corinthians; Lembrando também de Jefferson Socas que já jogou no REAL MADRID da Espanha e hoje atua pela Seleção Brasileira no basquete 3×3 junto com outro atleta formado nas categorias de base de Joinville William Weihermann, ambos atletas do SÃO PAULO DC disputaram o Mundial de basquetebol 3×3 representando a Seleção Brasileira; E recentemente Jimmy Dreher finalista do NBB 11 pelo SESI FRANCA, evidenciando o excelente trabalho de formação de atleta construído por nossa equipe. 

Como forma de fomentar esta paixão pelo Basquete e a descobrir novos talentos, tradicionalmente o Basquete Joinville realiza em Abril a Taça Joinville de Basquetebol. Em sua 14ª edição, no ano de 2019 a Taça Joinville contou com a participação de 48 equipes em suas 4 categorias (Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18), somando 550 inscritos, participaram equipes de 5 estados do Brasil mais o Distrito Federal, o evento contou ainda com a participação de equipes do Paraguai e da Argentina, que neste caso foi realizado o intercâmbio das crianças Paraguaias e Argentinas, dando à elas a oportunidade de ficarem alojadas na casa dos atletas da AABJ, que posteriormente se alojaram na casa das crianças argentinas no Torneio Internacional em Missiones na Argentina. 

Diretoria

Bernardo Marchesini

Presidente

Tainara Carneiro da Silva

Secretária

RMS Advocacia

Assessoria Jurídica

Ativa Contábil

Administração Financeira

Gisele Soares

Departamento Financeiro

Evolution Sports

Escopo de Projetos

Base

Superintendência Técnica

Adulto

Patrocinadores/Parceiros